Tecnologia

PUBLICIDADE
Publicidade

Conheça os benefícios da chegada da Internet móvel 5G

Saiba o que é latência e sua importância na velocidade de navegação

01/07/2021 - Por Redação

Embora a implementação efetiva do 5G no Brasil leve algum tempo, a possibilidade de acesso a conexões entre 1 e 10 Gbps — cada Gigabit/s corresponde a 125 Megabytes/s — anima até mesmo os mais contidos brasileiros. Mas além das altas velocidades, é preciso atentar-se a outra medição para explorar a total funcionalidade da rede móvel de quinta geração no mercado: a latência.

É ela, inclusive, quem vai possibilitar a funcionalidade completa do 5G em sistemas e operações que exigem respostas de comando em tempo real, como um movimento instantâneo de um sistema de direção automática ou movimentos sincronizados ao utilizar um óculos de realidade aumentada, por exemplo.

- O que é latência?

Também conhecida como ping, a latência nada mais é do que o tempo gasto (medido em milissegundos, ou ms) para seu dispositivo obter uma resposta da torre de celular ou do link de rádio da conexão, e isso envolve o envio de mensagens, dados e outros comandos.

Quem tem costume de jogar games online está mais habituado com a latência. De nada adianta possuir uma banda larga de alta velocidade se a latência também for alta. Isso provocará atrasos nos comandos (“lags”): se for em um jogo de tiro, por exemplo, o disparo pode sair atrasado após o acionamento do botão, caso o ping esteja acima dos 50/ms.

Atualmente, redes móveis de terceira geração operam com latências acima de 100 ms. As redes 4G, por sua vez, podem variar o ping entre 30 ms e 70 ms — dependendo da região, o tempo de resposta pode ser ainda mais baixo.

No entanto, além de atuar com velocidades altas de conexão, o 5G promete latências entre 5ms e 20 ms, que permitirão tempos de resposta mínimos entre as redes e os dispositivos.

A boa notícia é que com as melhorias do 5G, esse tempo poderá ser reduzido para 1 ms — para efeitos comparativos, o piscar dos olhos demora, em média, 100 ms. Mas isso deverá ser alcançado apenas no longo prazo.

Fonte: OlharDigital


Marcadores: 5g internet tecnologia

blog comments powered by Disqus