A campanha Eletrolixo, transforma realidades a partir do lixo eletrônico. Os pontos de doação já estão abertos para receber televisores, impressoras, estabilizadores, celulares, computadores e demais materiais inservíveis.
O projeto está recebendo doações em pontos espalhados por toda a cidade, além da sede do Movimento pela Paz na Periferia (MP3), na Avenida Valter Alencar, 762, São Pedro. São pontos de recebimento: Alemanha Veículos, Canadá Veículos, Via Paris, Japan Veículos, sala da Seadprev no Centro Administrativo, Rodoviária de Teresina, Novo Piauí Center e Nova Ceasa.
Com esse material, o Movimento pela Paz na Periferia (MP3), o maior beneficiário da ação, promove a qualificação dos jovens das periferias de Teresina e ainda ajuda o meio ambiente, recolhendo objetos que podem liberar substâncias tóxicas para os afluentes e as pessoas, sobretudo crianças.
Um exemplo disso são as impressoras com jato de tinta e cartuchos reutilizáveis. O pigmento presente nesses eletrônicos pode fazer mal à saúde, então o descarte correto é fundamental. “Nós recebemos esse material e damos a destinação correta. Além disso, o material é utilizado para os cursos”, explica Natércio Soares de Sousa, técnico de triagem do MP3.
O MP3 faz o recolhimento do material nos pontos com um caminhão de coleta. “É um trabalho duro que no final vale a pena. Tem que pegar no pesado”, conta José Rodrigues, motorista do caminhão que auxilia no recolhimento do material.
Marcadores: lixo eletrônico mp3