A pandemia causada em todo o mundo pelo novo coronavírus, tem modificado o modo de se viver, de se trabalhar e de se relacionar das pessoas. Todos os sentidos do cotidiano foram alterados, inclusive, as manifestações culturais, sociais e religiosas.
No caso de Campo Maior, com a proximidade do mês de junho, é cada vez mais certa a suspensão e adiamento de um dos maiores festejos do Brasil: O festejo de Santo Antônio. Padroeiro da cidade, o santo é louvado em 13 noites de muita fé e alegria e sem dúvidas, uma tradição secular que em 2020, será “quebrada”
Milhares de pessoas se reúnem desde a procissão no dia 31 de maio, passando pelas lotadas trezenas, festas populares no espaço cultura, grandiosos leilões, comemoração dos vaqueiros, confraternização diária na praça Bona Primo até chegar à procissão de enceramento no dia 13 de Junho.
Vários fatores contribuirão para a não realização da festa (que ainda não houve pronunciamento oficial da igreja), desde o grande número de turistas e filhos ausentes que aproveitam o período para visitar a cidade e que poderiam importar a covid-19, até as grandes aglomerações, que são naturais no período e que não teria como seguir os padrões exigidos pela OMS.
Entretanto, economicamente, ainda é incalculável o prejuízo que a não realização da festa de Santo Antônio pode trazer para Campo Maior e até mesmo para o Piauí, mas que de fato, não chega perto, do colapso que poderia causar na rede de saúde cerca de 15 a 20 dias depois do evento, tempo que seria suficiente para incubação e manifestação dos primeiros sintomas da Covid-19.
fonte:PORTAL DE OLHO
Marcadores: PIAUI POVO SANTO CAMPOMAIOR FESTEJOS FESTA CANCELAMENTO FESTIVIDADE