O detento F.W.M.S, que estava preso na Cadeia Pública de Altos, encontra-se entubado no HUT com suspeita de Covid-19. Segundo a advogada criminalista Lina Brandão, ela e a família do detento aguardam o resultado de exame laboratorial que assistente social do pronto-socorro anunciou que sairá entre 5 e 7 dias. F.W.M.S tem apenas 35 anos.
A advogada requereu a todos os órgãos do sistema prisional e ao HUT informações concretas sobre a doença do seu cliente. A Sejus informou que ele foi submetido a um teste rápido para Covid, mas o resultado deu negativo. Os testes rápidos podem dar falso-negativo.
"A assistência social informou que ele está na UTI respiratória de Covid-19 e o hospital aguarda o resultado. Se ele está respirando por aparelhos, com problemas respiratórios graves, no setor de Covid e com o pulmão muito afetado, isso leva a crer que ele tenha a doença", diz a advogada.
A advogada Lina Brandão lembra que ele teve contato com diversos outros presos e também funcionários do sistema prisional e é preciso esclarecer o caso o quanto antes, para evitar uma disseminação da doença no sistema.
A Sejus havia divulgado a contaminação de dezenas de presos na Cadeia Pública de Altos esta semana, mas por intoxicação (água ou alimento). Não havia suspeita de Covid-19, segundo o secretário estadual de Justiça, Carlos Edilson. O caso relatado pela advogada acende um sinal de alerta agora.
Fonte: Primeira Mão/ MN
Marcadores: covid-19 Piauí Coronavirus HUT presidios