O professor altoense, Irismar G. da Paz, da Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Piauí, teve o artigo intitulado “Fractional Angular Momenta, Gouy and Berry phases in Relativistic Bateman-Hillion-Gaussian Beams of Electrons” aceito no Physical Review Letters, um dos melhores periódicos de Física do mundo - Qualis A1 na CAPES. O trabalho, realizado com a colaboração do Dr. Robert Ducharme (USA) e Dr. Armen Hayrapetyan (Max Planck Institute for Physics), trata da conversão de momento angular de spin em momento angular orbital.
O pesquisador explica que neste trabalho foi desenvolvida uma solução Gaussiana da equação de Dirac para um elétron espacialmente confinado. “Como é bem conhecido na Física Quântica, elétrons são partículas de spin 1/2 e carregam momento angular de spin, uma propriedade intrinsecamente quântica, não tem análogo clássico. Curiosamente, nossa solução prevê a conversão de momento angular de spin em um novo tipo de momento angular orbital, denominado de momento angular orbital intrínseco”.
Também foi possível observar que o efeito de conversão é puramente relativístico e está relacionado com grandezas Físicas bem conhecidas, tal como, fase de Gouy e fase de Berry. Este tipo de solução representa ondas de matéria com frentes de onda evoluindo no tempo em forma de espiral e por isso são chamadas de vórtices.
“Nosso estudo representa um passo importante na compreensão dos fundamentos da Física Quântica e serve como guia para a produção de soluções carregando momento angular orbital intrínseco, úteis na microscopia eletrônica de espécimes magnéticas e biológicas”, finaliza o professor.