O ano de 2024 está iniciando com chuvas intensas em várias partes do Brasil, impulsionadas pela formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o centro-norte do país e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste. A presença desses fenômenos meteorológicos resulta na formação de uma considerável quantidade de nuvens de chuva sobre o território nacional.
Segundo informações do Climatempo, as chuvas caem com intensidade em diversos estados brasileiros, incluindo o Piauí. A situação levou a emissão de alertas para chuva moderada a forte em várias capitais, tais como Teresina (Segundo o Inmet a máxima na capital piauiense é de 32°C e a mínima 24°C) , Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Belém, Macapá, Rio Branco, Porto Velho, Salvador, Aracaju e São Luís.
Além disso, há alertas para temporais, acompanhados por raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h, em diversas regiões, incluindo o sul e leste de Santa Catarina, leste do Paraná, fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, Goiás (exceto no sul do estado), Distrito Federal, Mato Grosso, leste e norte/nordeste de São Paulo, Minas Gerais (exceto no Triângulo, Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha), interior do Rio de Janeiro, sul do Tocantins, Acre, Rondônia (exceto no norte do estado), centro-sul do Maranhão e do Piauí, oeste da Bahia e Vale do São Francisco, e sertão de Pernambuco.